
Lunáticos

De nada serve ao homem conquistar a Lua se acaba por perder a Terra.
QUEM SOMOS?
Somos uma das 109 equipes participantes do INTERNATIONAL SPACE APPS CHALLENGE 2019, que conta com a participação de mais de 200 cidades espalhadas pelo o mundo. Nosso objetivo consiste em trazer diversas informações sobre a lua, através de dados fornecidos pela NASA.
curiosidades:
Exploração

A Lua foi o primeiro lugar além da Terra que os seres humanos tentaram alcançar quando a Era Espacial começou nos últimos anos 1950. Mais de 100 exploradores robóticos de mais de meia dúzia de nações enviaram naves espaciais para a Lua. Nove missões tripuladas voaram para a Lua e voltaram.
A antiga União Soviética registrou os primeiros sucessos com seu programa Luna, começando com o Luna 1 em 1959. A NASA seguiu com uma série de naves espaciais robóticas Ranger e Surveyor que executavam tarefas cada vez mais complexas que tornavam possível que os primeiros seres humanos passassem na Lua em 1969.
Vinte e quatro humanos viajaram da Terra para a Lua. Doze caminharam em sua superfície . O último humano visitou a superfície lunar em 1972.
Agora, a NASA está se preparando para estabelecer uma presença lunar permanente na Lua. O programa Artemis enviará a primeira mulher e o próximo homem à Lua e desenvolverá uma presença humana sustentável na Lua e preparará o terreno para novas explorações humanas em Marte.
O programa leva o nome da irmã gêmea de Apolo e deusa da lua na mitologia grega. Artemis 1 , anteriormente Missão de Exploração-1, é a primeira de uma série de missões cada vez mais complexas que permitirão a exploração humana na Lua e Marte.
FAQ: O que é um Eclipse Lunar?
Um eclipse lunar parcial será visível na África e no Pacífico Central em 16 de julho de 2019 ( Guia de Visualização ) . Durante um eclipse lunar, a Terra fica entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz do sol que cai na Lua. Existem dois tipos de eclipses lunares:
-
Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua e o Sol estão em lados opostos da Terra.
-
Um eclipse lunar parcial acontece quando apenas parte da sombra da Terra cobre a Lua.
Durante algumas etapas de um eclipse lunar, a Lua pode parecer avermelhada.
Isso ocorre porque a única luz solar restante que chega à Lua nesse ponto é em torno das bordas da Terra, como pode ser visto a partir da superfície da Lua. A partir daí, um observador durante um eclipse veria todos os nascer e pôr do sol da Terra ao mesmo tempo.

Um composto de sete imagens mostra a lua cheia em perigeu, ou superlua, durante um eclipse lunar total no domingo, 27 de setembro de 2015, em Denver. Crédito: NASA / Bill Ingalls
Cultura pop
Nosso vizinho lunar inspirou histórias desde que os primeiros humanos olharam para o céu e viram sua superfície cinza e com crateras. Alguns observadores viram nas crateras o formato do rosto de uma pessoa, então as histórias se referem a um misterioso "homem na lua". Observadores mais famintos compararam suas crateras ao queijo e sonhavam com uma esfera inteira feita de deliciosos produtos lácteos.
A Lua estreou no cinema em um filme mudo em preto e branco em 1902, chamado Le Voyage Dans la Lune (Viagem à Lua). E um ano antes dos astronautas caminharem na Lua, 2001: A Space Odyssey (1968) contou a história de astronautas em um posto avançado na Lua. Décadas depois, ainda é amplamente considerado como um dos melhores filmes de ficção científica já feitos.
Astronautas americanos plantaram seis bandeiras americanas na Lua. Mas isso não significa que os Estados Unidos reivindicaram; de fato, uma lei internacional escrita em 1967 impede que uma única nação possua planetas, estrelas ou quaisquer outros objetos naturais no espaço.
Lua para crianças
A maioria dos planetas do nosso sistema solar - e alguns asteróides - têm luas. A Terra tem uma lua. Nós chamamos de "a Lua" porque, durante muito tempo, foi a única que conhecemos. Muitos idiomas têm palavras bonitas para Moon. É "Luna" em italiano, latim e espanhol, "Lune" em francês, "Mond" em alemão e "Selene" em grego.
Nossa lua é como um deserto com planícies , montanhas e vales . Ele também tem muitas crateras , buracos criados quando rochas espaciais atingem a superfície em alta velocidade. Não há ar para respirar na lua.
A Lua viaja pela Terra em uma órbita de formato oval. Os cientistas acham que a Lua se formou há muito, muito tempo atrás, quando a Terra colidiu com um objeto do tamanho de Marte.
Nós sempre vemos o mesmo lado da Lua da Terra. Você tem que ir para o espaço para ver o outro lado.
Visite o NASA Space Place para obter mais fatos para crianças .
O Programa Apollo (1963-1972)

30º aniversário da Apollo 11 - julho de 1999
O programa Apollo foi projetado para pousar seres humanos na Lua e trazê-los com segurança de volta à Terra. Seis das missões (Apollos 11, 12, 14, 15, 16 e 17) alcançaram esse objetivo. Apollos 7 e 9 eram missões em órbita terrestre para testar os Módulos de Comando e Lunar, e não retornavam dados lunares. Apollos 8 e 10 testaram vários componentes enquanto orbitavam a Lua e retornaram a fotografia da superfície lunar. A Apollo 13 não pousou na Lua devido a um mau funcionamento, mas também devolveu fotografias. As seis missões que pousaram na Lua retornaram uma riqueza de dados científicos e quase 400 kg de amostras lunares. Os experimentos incluíram mecânica do solo, meteoroides, sísmica, fluxo de calor, alcance lunar, campos magnéticos e experimentos com vento solar.
Clique no nome da sonda para obter informações sobre a sonda e os dados mantidos em NSSDCA
Missões Lunares Apollo
Apollo 8:
Lançado em 21 de dezembro de 1968
Órbita lunar e retorno
retornado à Terra 27 de dezembro de 1968.
Apollo 10:
Lançado em 18 de maio de 1969
Órbita lunar e retorno
retornado à Terra 26 de maio de 1969.
Apollo 11:
Lançado em 16 de julho de 1969
Aterrissou na lua em 20 de julho de 1969
Mar de tranquilidade
retornou à Terra 24 de julho de 1969.
Apollo 12:
Lançado em 14 de novembro de 1969
Aterrissado na lua em 19 de novembro de 1969
Oceano de tempestades.
Gallery

